Costumamos comparar o Diagnóstico Tributário com o diagnóstico médico que, por vezes, recebemos ao realizar um check up geral em nosso estado de saúde. As diferenças residem em apenas três aspectos:
-
- no paciente, que no caso do diagnóstico tributário passa a ser a sua empresa;
- nos “custos”, dado que o diagnóstico tributário não implica em qualquer investimento prévio; e
- deixaremos este aspecto para o final.
Na melhor das hipóteses, o diagnóstico tributário apontará a regularidade do estado de saúde da sua empresa, contando com uma ou outra recomendação técnica que vise a prevenção de eventuais contingências fiscais decorrentes de determinado ponto de atenção.
Até aqui, tudo ok, e você teve custo ZERO para ter a certeza de que a saúde fiscal de sua empresa está em dia, recebendo, ainda, algumas orientações para a sua boa preservação.
Por outro lado, o resultado poderá apontar também uma doença grave em estágio inicial, ou até mesmo avançado (embora imperceptível), cujas recomendações técnicas serão realizadas com o intuito de reprimi-la, ou, ao menos, amenizá-la. Se isso for feito em tempo hábil, você terá preservado a sua empresa pela atitude prudente que teve ao escolher realizar o diagnóstico tributário. Nesse caso, não poderíamos apenas mensurar o custo ZERO sem considerar o ganho efetivo, que certamente é incomensurável.
Acreditamos que os pontos destacados acima são suficientes para corroborar a importância do Diagnóstico Tributário para a sua empresa. No entanto, vamos às estatísticas que nos provocam à mesma conclusão.
Estudos apontam que o custo tributário responde por 16% da taxa de mortalidade de empresas no Brasil, e que 33% dos empresários perdem suas empresas por não consultar um especialista em competências que não possuem, como tributos. Além do que, 95% das empresas pagam impostos indevidamente!
Essas “doenças tributárias”, muitas vezes em estágio inicial ou avançado, são ocultas e imperceptíveis, de modo que só podem ser constatadas e devidamente tratadas mediante a realização de um Diagnóstico Tributário criterioso. Mas, muitas vezes, se não tratadas, podem levar sua empresa à falência.
Por fim, o terceiro e último aspecto que julgamos diferente entre um check up geral em sua saúde e um Diagnóstico Tributário em sua empresa consiste no fato de que, ao realizar o diagnóstico, você pode surpreender-se positivamente com a notícia de que existem valores significantes a serem recuperados a título de tributos pagos indevidamente nos últimos cinco anos, trazendo fôlego ao seu fluxo de caixa e possiblidade de ampliação dos seus investimentos, expansão da sua atividade etc.
Portanto, se você não deseja que a sua empresa faça parte das estatísticas citadas acima, não deixe de cuidar de sua saúde tributária.
Peça já o seu Diagnóstico Tributário, sem compromisso, entrando em contato conosco.